PE COMEÇA A APLICAR VACINAS DA GRIPE E CONTRA SARAMPO; SAIBA QUEM PODE SE IMUNIZAR A PARTIR DE SEGUNDA

As campanhas nacionais de vacinação contra gripe e contra o sarampo começam na segunda-feira (4) em Pernambuco. Neste ano, as ações para imunização contra as duas doenças acontecem ao mesmo tempo, até o dia 3 de junho, e são divididas em duas fases. O Dia D de mobilização foi marcado para 30 de abril.

Na primeira etapa, que vai até 2 de maio, são aplicadas doses contra as duas doenças em profissionais de saúde, com público estimado em 259.370 pessoas em Pernambuco; e contra a gripe em todos a partir de 60 anos, o que representa cerca de 1.252.642 pessoas em todo o estado, segundo o governo (confira detalhes da próxima etapa mais abaixo).

No Recife, a prefeitura oferece as doses em mais de 150 salas de vacina, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Os endereços podem ser consultados no site da prefeitura.

Para agilizar a vacinação, a Secretaria de Saúde da capital recomenda que as pessoas levem um documento de identificação, a carteira de vacinação e o cartão do SUS, se tiverem esses dois últimos.

Parte do público-alvo precisa apresentar também documentos que provem a necessidade da imunização. Os profissionais das redes públicas e privadas de saúde, por exemplo, devem levar comprovantes como crachás ou carteira de trabalho.

A vacina utilizada contra o sarampo é a tríplice viral, que também protege contra os vírus da caxumba e rubéola.

De acordo com a superintendente de Imunizações do estado, Ana Catarina de Melo, apenas dois grupos irão receber a vacina contra o sarampo. São os trabalhadores da saúde e as crianças de 6 meses até 5 anos de idade.

Entre o fim de 2021 e começo de 2022, Pernambuco vivenciou uma epidemia de H3N2, com sobrecarga dos sistemas de saúde. A vacina trivalente, disponibilizada a partir de segunda, é eficaz contra as cepas H1N1, H3N2, incluindo a cepa Darwin, e tipo B. A formulação é constantemente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus.

No estado, o período onde se registra um maior número de ocorrências de doenças respiratórias é os meses de março e junho, daí a importância de agilizar a vacinação.

Segunda etapa da vacinação

A partir de 3 de maio, começa a segunda etapa das duas campanhas, quando começa a vacinação contra Influenza e sarampo, de forma simultânea, de crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade. 

Além delas, na segunda fase, são disponibilizadas doses contra gripe para gestantes, puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades e/ou com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, profissionais das forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade.

A meta é imunizar, até junho, pelo menos 95% das 862.895 pessoas dos grupos elegíveis para sarampo e e 90% das 3.366.854 que podem receber a dose contra a influenza.

Vacinação contra Covid

O governo do estado afirma que, no caso das crianças, é recomendado esperar um intervalo de 15 dias, antes ou depois, para a aplicação das vacinas no público infantil de sarampo e de Covid-19.

No caso das pessoas idosas, no momento da imunização, a recomendação é que seja verificado se há dose em atraso da Covid-19. Se houver, os profissionais podem realizar a administração da vacina da Covid-19 no mesmo dia da aplicação da vacina contra influenza.

G1 Caruaru

Postar um comentário

0 Comentários