Um manifestante pró-Ucrânia subiu em um veículo blindado durante um protesto em Kherson neste sábado (5) (veja acima). O vídeo foi gravado pelo jogador de futsal de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, que está na Ucrânia, Ewerton Florêncio. De acordo com ele, o veículo é um tanque de guerra russo. O atleta ainda fotografou como ficou a quadra onde ele jogou amistosos após ser bombardeada pelos soldados russos (veja abaixo a foto da quadra).

Da ordem de Putin ao cerco e resistência de Kiev; veja RESUMO da guerra

"Hoje teve um protesto, um protesto grande, onde os civis ucranianos foram para as principais praças e gritaram o nome do país. Alguns militares russos atiraram para cima, tentando assustar, mas o protesto, pelo que a gente ficou sabendo, foi pacífico, não teve confronto. Só um cidadão [pró-Ucrânia] que subiu em um tanque [de guerra] com um russo dentro, pilotando o tanque", contou Ewerton ao g1.

LEIA TAMBÉM:

'Escutamos barulho de bombas', diz caruaruense que está na Ucrânia

'Difícil saber o amanhã', diz jogador de Caruaru que está em Kherson

Kherson é uma cidade portuária onde há estaleiros (empresas que constroem navios) na foz do rio Dnieper, perto do Mar Negro. A cidade fica a cerca de 100 quilômetros da Crimeia, a região ucraniana que foi tomada pelos russos em 2014. A cidade foi tomada pelos russos, sendo uma das principais vitórias da Rússia até agora na invasão da Ucrânia, que começou em 24 de fevereiro.

G1 Caruaru