BANDIDOS SE PASSAM POR MÉDICOS E PRATICAM GOLPES PELAS REDES SOCIAIS EM CARUARU


Criminosos estão praticando golpes pelas redes sociais utilizando o nome de médicos da cidade de Caruaru, Agreste de Pernambuco. Os golpistas criaram perfis falsos nas redes sociais com o nome das vítimas e conseguiram receber dinheiro de pacientes, oferecendo descontos em procedimentos cirúrgicos pelas contas do Instagram.

O cirurgião Marco Aurélio e a médica cirurgião vascular Luciana Marins foram vítimas dos criminosos, que criaram perfis falsos nas redes sociais e começaram a aplicar golpes. O cirurgião Marco Aurélio disse, que em sua rede social há mais de 78 mil seguidores e aproximadamente 150 pacientes enviaram os dados pessoais para os bandidos, que aplicaram diversos golpes, solicitando dinheiro em nome da clínica que ele possui.

"Eles clonam o WhatsApp, os clientes fazem o pagamento de consultas e posteriormente ligam para a clínica pedindo ressarcimento do valor. Os criminosos chegaram a fazer encartes com a minha foto e da minha esposa, divulgando fotos eróticas, associando nossa imagem a pedofilia, gordofobia e xenofobia", disse o cirurgião.

O caso aconteceu recentemente e o médico prestou um boletim de ocorrência, tendo em vista, o grande número de clientes que entraram em contato com a clínica pedindo o ressarcimento dos valores feitos em contas jurídicas.

A médica cirurgião vascular Luciana Marins passou pela mesma situação. Há um ano, criminosos criaram um perfil falso nas redes sociais com nome dela e começaram a vender vários produtos, que a médica não comercializa. Alguns amigos e clientes perceberam que se tratava de um golpe e avisaram a Luciana, que realizou o registro de boletim de ocorrência.

Nestes casos, a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS), orienta que a vítima deve registrar um boletim de ocorrência, que pode ser feito por meio do site da SDS. As provas devem ser entregues na delegacia mais próxima, caso o prejuízo seja inferior a 40 salários mínimos ou na Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos, caso o valor do golpe seja maior do que 40 salários mínimos.

Outras dúvidas podem ser tiradas pelo telefone (81) 3184.3207. A SDS também disponibiliza uma cartilha “Crimes Cibernéticos – Fique atento contra os golpes em ambientes virtuais”, que pode ser baixada em formato PDF, no site da SDS ou ser consultada nos destaques do perfil da Secretaria no Instagram @sdspeoficial.

Do G1 Caruaru

Postar um comentário

0 Comentários