BELO JARDIM CONFIRMA O PRIMEIRO CASO DO VÍRUS MONKEYPOX, CONHECIDO COMO VARÍOLA DOS MACACOS. PACIENTE JÁ ESTÁ CURADA

A Secretaria de Saúde de Belo Jardim, através da Vigilância em Saúde, informa que nesta quarta-feira (21), foi confirmado o primeiro caso positivo para o vírus Monkeypox, conhecido como Varíola dos Macacos. No final do último mês, a paciente deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24H), apresentando sintomas leves como lesões cutâneas, amigdalite, cefaléia e prurido. A mesma não necessitou de internamento.

O caso foi confirmado por meio de exame laboratorial do tipo RT-PCR onde as amostras são coletadas pelo município e enviadas para análise no Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (LACEN/PE). As medidas de controle foram adotadas como o isolamento, em busca ativa foi realizado o rastreamento dos contatos e nenhuma pessoa que teve contato com a paciente manifestou sintomas.

Após entrevista epidemiológica realizada pela equipe de Vigilância em Saúde e Atenção Primária do município com a paciente, foi verificado que a mesma encontra-se habilitada para voltar a suas atividades e de alta do isolamento por cura.

Atualmente, o município notificou 17 pacientes com sintomas sugestivos para o vírus Monkeypox. Destes, 13 pacientes foram descartados com critério laboratorial, um positivo e três seguem aguardando resultados dos exames comprobatórios.

Os mesmos não possuem histórico de viagem para locais endêmicos, apresentaram lesões cutâneas, prurido e alguns, febre e todos seguem com sintomas leves. Eles receberam atendimento médico, foram medicados e orientados conforme o protocolo do Ministério da Saúde segundo a Nota Técnica nº  28/2022 da Secretaria Estadual de Saúde.

Reforçamos que através da Vigilância em Saúde e Atenção Primária do município, seguimos com as medidas de notificação, monitoramento e investigação dos casos.

Postar um comentário

0 Comentários