Através de nota divulgada nessa quinta-feira (18), a Secretaria de Saúde de Belo Jardim informou que o Núcleo de Epidemiologia Hospitalar recebeu o resultado do primeiro caso suspeito do Monkeypox Vírus do município, responsável por transmitir a varíola dos macacos, qual foi descartado. Resultado não detectável para o vírus. Os exames coletados para diagnóstico estão sendo enviados para o LACEN-PE (Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco).

Atualmente, o município notificou 11 pacientes com sintomas sugestivos para Monkeypox Vírus. Destes, um paciente foi descartado com critério laboratorial e 10 pacientes seguem aguardando resultado de exame comprobatório.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os pacientes não possuem histórico de viagem para locais endêmicos, apresentaram lesões cutâneas, prurido e alguns, febre e todos seguem com sintomas leves. Eles receberam atendimento médico, foram medicados e orientados conforme o protocolo do Ministério da Saúde segundo a Nota Técnica nº 28/2022 da Secretaria Estadual de Saúde.

A pasta reforçou que através do Núcleo de Epidemiologia Hospitalar, segue com as medidas de notificação, monitoramento e investigação dos casos. 

BJ1