BOI DA GENTE COMEMORA 15 ANOS EM BELO JARDIM COM CORTEJO E MARACATU


Nascido no Carnaval de 2007, durante o Encontro de Bois de Olinda, o Boi da Gente comemora em 2022 15 anos de maracatu feito em terras belo-jardinenses. E para celebrar todo esse trabalho, o grupo se apresenta na 53º Festa das Marocas, neste sábado (9), a partir das 15h. A apresentação é financiada pelo Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura).

A concentração é na Rua Joaquim Cordeiro Vanderlei, ao lado do Posto São Pedro. Às 17h, o cortejo segue até a Praça dos Correios, no Centro de Belo Jardim, Agreste de Pernambuco. Já a apresentação na tradicional festa da cidade está marcada para ter início às 18h.

Há 15 anos, o Boi da Gente saia em troça carnavalesca fora de época na Festa das Marocas de 2007. Foi a primeira vez que o grupo tomava as ruas de Belo Jardim e desde então o maracatu se tornou parte da cultura belo-jardinense.

De acordo com o integrante, Léo Lira, o grupo é um marco em Belo Jardim. “Quando a gente leva esse brinquedo para eventos da cidade, as pessoas abraçam de verdade. Nossos desfiles e encontros têm muita gente, um público superior ao que a gente espera”, comenta.

O Boi da Gente começou com uma simples brincadeira de Carnaval, mas já em 2008 surge a ideia de criar um grupo percussivo de maracatu. Em 2014, o Boi passa a ser um projeto maior de cultura popular, mantendo viva a identidade cultural de Belo Jardim e ensinando música aos integrantes.

Atualmente, o grupo participa de diversos festivais, aprova projetos no Funcultura e faz parcerias com instituições como o Sesc e o Instituto Conceição Moura. “Chegar em 15 anos de história é muito gratificante, é uma importância muito grande. Não é qualquer grupo que consegue chegar a uma história desse tamanho”, finaliza Léo Lira.

Postar um comentário

0 Comentários