Fortes chuvas foram registradas em municípios da Mata Sul de Pernambuco entre a quarta (15) e a quinta-feira (16). De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), em Xexéu choveu 90,90 mm nas últimas 24 horas.

Na Usina Santa Terezinha, distrito de Água Preta, casas ficaram alagadas após as chuvas. (veja vídeo acima) No município choveu 58,32 mm, conforme informou a Apac.

Confira o quanto choveu nas últimas 24 horas na Mata Sul:

Xexéu - 90,90 mm

Água Preta - 58,32 mm

Maraial - 56,71 mm

São Benedito do Sul - 53,11 mm

Gameleira - 46,32 mm

Palmares - 45,64 mm

Joaquim Nabuco - 45,44 mm

Jaqueira - 42,04 mm

Alerta da Apac

A Apac emitiu um alerta para chuvas na Mata Sul e Agreste do estado até esta quinta-feira (16). O alerta é de estado de atenção, que indica pancadas de chuvas de intensidade moderada a forte.

"A Apac está monitorando um sistema meteorológico [Sistema Frontal], em deslocamento de sul para norte, atualmente passando pelo estado de Alagoas, que deverá chegar na Mata Sul e Agreste de Pernambuco na noite de quarta-feira), provocando maiores acumulados de chuvas a partir da quinta", informou a agência.

De acordo com a Apac, o Sistema Frontal seguirá atuando até sexta-feira (17), principalmente nas regiões do Agreste e Mata Sul. A população deverá seguir as orientações da Defesa Civil de cada município.

G1 Caruaru