SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA PROMOVE DEBATE SOBRE O DIA MUNDIAL DO AUTISMO


A Secretaria de Educação e Tecnologia de Belo Jardim, através da Coordenação de Educação Inclusiva e Diversidade e a participação da psicopedagoga do Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE), promoveu um debate sobre o Dia Mundial do Autismo, lembrado no segundo dia do mês de abril.

A roda de conversa contou com pais, professores, equipe gestora e auxiliares de Apoio Pedagógico dos alunos da Inclusão, na Escola Municipal Dr. Sebastião Cabral, e abordou entre os temas a importância do diagnóstico e da intervenção precoce no Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A psicopedagoga Izabele Cumaru explanou o que  é o autismo, alertando pais e professores a como estarem atentos em sala de aula para possíveis suspeitas de TEA, e, para isso, citou alguns sinais importantes que precisam ser observados, principalmente desde cedo, uma vez que o diagnóstico precoce é de total importância. “Quanto mais cedo iniciarem as intervenções, mais aumentará a probabilidade do progresso na criança”, declarou.

O TEA é um transtorno do desenvolvimento caracterizado por prejuízos precoces na socialização e comunicação, bem como comportamentos e interesses restritos e estereotipados. A pasta da Educação tem dedicado uma equipe exclusiva para as pessoas que necessitam de um apoio direcionado. O CAEE é o órgâo que integra educação, saúde e assistência social em um mesmo ambiente, garantindo acesso ao direito educacional e também aos direitos fundamentais das pessoas autistas.

Ainda segundo a profissional, os professores muitas vezes notam sinais que os pais não se atentaram. “A comunicação entre família e escola é muito importante, principalmente sobre assuntos tão significativos como esses. Precisamos falar de autismo!”, completou Izabelle.

O CAEE voltou a funcionar com atendimento ao público desde setembro do ano passado, quando a gestão Gilvandro Estrela, através de uma ação de requalificação promovida pela Secretaria de Educação e Tecnologia, reabriu a  unidade com serviços de Psicologia, Psicopedagogia, Fisioterapia, Educação Física. Atualmente também dispõe de atendimento de Fonoaudilogia. Os atendimentos mensais já ajudam 79 aprendentes.

Postar um comentário

0 Comentários