PRIMEIRO GERADOR DE ENERGIA ELÉTRICA DE BELO JARDIM ESTARÁ EM EXPOSIÇÃO NO MEMORIAL DA ESTAÇÃO CULTURA NELSON RAMALHO

Equipamento de 1923 estará integrado ao acervo histórico do município

O Memorial da Estação Cultura Nelson Ramalho, da Secretaria de Cultura, Turismo, Esportes e Empreendedorismo (Secultee), da Prefeitura de Belo Jardim, recebeu um importante equipamento histórico do município: o primeiro motor produtor de energia elétrica, trazido à cidade em 1923, pelo Major João Gomes.  

Por longos anos, o motor era o único meio de eletricidade e iluminou as noites da cidade, sendo ligado todos os dias, entre 18h e 00h. O modelo, que passará por uma restauração para ser apresentado ao público, era movido a diesel e do tipo “Aran Rijeka”, produzido pela fábrica de motores Torpedo. Após a conclusão do reparo, o gerador ficará exposto em mais um atrativo histórico no acervo do Memorial da Estação Cultura Nelson Ramalho. 

“Ter esse motor de volta ao seu lugar de origem é algo muito significativo para todos nós. Há 99 anos, a energia elétrica chegava a Belo Jardim através daquele trem Maria Fumaça. A energia elétrica e a estação ferroviária proporcionaram a chegada de algumas fábricas que contribuíram para o crescimento e desenvolvimento da cidade”, pontuou a secretária de Cultura, Turismo, Esportes e Empreendedorismo, Karina Veríssimo.

O coordenador de Cultura e um dos responsáveis por apresentar o Memorial aos visitantes e turistas, Ivonaldo Gouveia, garante que a chegada desse equipamento reforça o compromisso da gestão com o turismo, com a cultura e com a história de Belo Jardim. “Isso é muito positivo para enriquecer nosso patrimônio. A cultura não para e está trabalhando e mostrando a história da cidade”, declarou.

O memorial está localizado na Praça Desembargador João Paes, no Centro de Belo Jardim, com horário de funcionamento de segunda à sexta-feira, das 08h às 18h.

Postar um comentário

0 Comentários