AUDITOR DO TCE-PE DEBATE GOVERNANÇA ORÇAMENTÁRIA MUNICIPAL NO SÉTIMO DIA DO SIMPÓSIO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Convidado pela Secretaria de Gestão Pública, João Eudes Bezerra Filho é servidor de carreira do Tribunal de Contas de Pernambuco e autor de três livros sobre contas públicas  

O sétimo dia do Simpósio da Administração Pública, promovido pela Secretaria de Gestão da Prefeitura de Belo Jardim reservou a presença de um convidado especial: o auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), João Eudes Bezerra Filho. Além de ter raízes no município, ele é servidor de carreira do órgão e autor de três livros sobre contas públicas.

“Nos últimos anos Belo Jardim teve gestões desastrosas e a nossa preza pela lisura, transparência e compromisso em respeitar as leis e servir à população. A presença de um auditor do TCE-PE, o principal órgão fiscalizador das contas públicas, fortalece esse comprometimento, nos estimula a aprender e mostra que estamos no caminho certo”, disse o prefeito, Gilvandro Estrela.      

Auditor de Controle Externo do TCE-PE, João Eudes Bezerra Filho é servidor concursado do órgão, graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), professor da FUCAPE Business School (ES), doutorando em Ciências Contábeis pela FUCAPE, mestre em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo (USP), e pós-graduado lato senso em Contabilidade e Controladoria Governamental (UFPE).


Durante o debate com os servidores municipais, no auditório do Hotel Asa Branca, João Eudes abordou temas distintos relacionados à governança orçamentária municipal. Dentre eles, conceitos, governança e resultados em órgãos da Administração Pública (liderança, estratégia e controle), políticas públicas, legislação atual (governança orçamentária e fiscal, incluindo a Lei de Responsabilidade Fiscal) e o Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle (Siafic).

Além da atuação técnica, João Eudes também é autor de artigos e livros de contabilidade, orçamento e custos no setor público, como  “Contabilidade pública: teoria, técnica de elaboração de balanços e questões”, “Contabilidade aplicada ao Setor Público - abordagem objetiva e didática”, “Orçamento aplicado ao setor público: abordagem simples e objetiva”, e “Sistema de Informação de Custo: diretrizes para integração ao orçamento público e à contabilidade governamental”.

“É uma honra participar deste simpósio que tem abordado vários temas relativos às contas públicas para que os servidores desempenhem suas funções com eficácia. Além disso, também demonstra a profissionalização da gestão para que a cidade se desenvolva ainda mais e a população tenha o retorno dessa eficiência”, declarou João Eudes, que faz parte do quadro de servidores do TCE-PE há mais de 25 anos.

Para Leandro Matos, secretário de Gestão Pública de Belo Jardim, o simpósio tem cumprido sua missão de unir os servidores em busca de conhecimento sobre o controle dos gastos públicos e eficiência nos resultados. “Espero que levem esse aprendizado por onde passarem, na prefeitura ou em outros órgãos públicos que venham a trabalhar. Só temos a agradecer a participação de João Eudes, um amplo conhecedor das contas públicas que muito contribui para o TCE-PE”, pontuou. O Simpósio da Administração Pública terá, ainda, mais duas datas e será encerrado no dia 3 de maio.


Postar um comentário

0 Comentários