ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA ENTRE PREFEITURA E INCRA BENEFICIA 64 FAMÍLIAS DE TRÊS ASSENTAMENTOS EM BELO JARDIM


Secretaria de Agricultura receberá treinamento para oferecer atendimento e assistência a agricultores assentados nas localidades Fazenda Santa Rosa, Ouro I e Ouro II

A Prefeitura de Belo Jardim, através da Secretaria de Agricultura, e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) assinaram, nesta segunda-feira (4), um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para beneficiar 64 famílias nos assentamentos Fazenda Santa Rosa, Ouro I e Ouro II. A solenidade aconteceu no Sítio Salobro e contou com a presença do prefeito, Gilvandro Estrela, de representantes do Incra e servidores municipais.

“Essa ação mostra mais um compromisso da minha gestão com o homem do campo. Em 15 meses, já recuperamos mais de 80 estradas e muitas comunidades receberam o serviço de aração de terra. Esse é o nosso compromisso, nosso trabalho e nosso desejo: queremos continuar transformando Belo Jardim e colocando a cidade como destaque em Pernambuco”, afirmou Gilvandro Estrela.

O assentamento Fazenda Santa Rosa foi o primeiro a ter o ACT homologado. O pacto vai possibilitar a implantação do Programa Titula Brasil, cujo objetivo é agilizar a regularização fundiária de assentamentos e de áreas públicas rurais da União por meio de parcerias com os municípios, e da Sala da Cidadania, política pública desenvolvida para a educação no campo, ambos com ações do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA) e do próprio Incra.

O presidente do assentamento Santa Rosa, João Barros, disse que a luta não foi fácil até fechar o acordo. “Hoje, as pessoas e autoridades que estão aqui vão colocar para frente essa luta, que não é fácil. Foi um empenho de 12 anos dos assentados, dos trabalhadores presentes e vizinhos. Esse reconhecimento que os trabalhadores estão tendo hoje através dessa parceria do Incra, com a prefeitura e o Governo Federal vai gerar frutos positivos para todos nós”, ressaltou.

Os dois programas vão garantir que o Incra esteja mais próximo dos agricultores. Para isso, os técnicos agropecuários da Secretaria de Agricultura, Alcides Campos e João Justino, serão treinados pelo Incra para oferecer atendimento e assistência às novas famílias assentadas com documentações, cadastros, atualizações e apresentação dos benefícios que elas terão.

“Com esse acordo assinado, vamos dar uma atenção maior às 64 famílias assentadas de Belo Jardim, facilitando os processos burocráticos e a locomoção delas em não precisar se desloca à capital, já que agora a Secretaria de Agricultura se torna um ponto de assistência direta. Isso mostra a eficiência, o cuidado e a atenção que o prefeito Gilvandro Estrela tem com a reforma agrária”, pontuou o superintendente do Incra, Fred Tavares.

No próximo dia 20, os outros dois assentamentos do município, localizados nos sítios Ouro I e Ouro II, também serão oficializados pelo Incra para receber o Programa Titula Brasil e a Sala da Cidadania. Com isso, a Secretaria de Agricultura se tornará um ponto de assistência e atendimento para os agricultores dos três assentamentos de Belo Jardim.

"É uma satisfação muito grande poder trazer mais um benefício para os agricultores, dessa vez, para os assentados daqui do Salobro e posteriormente dos sítios Ouro I e Ouro II. Nós sabemos das necessidades que as comunidades enfrentam e afirmamos o nosso compromisso de prestar todo o nosso apoio para o desenvolvimento das 64 famílias" afirmou o secretário de Agricultura, Francisco das Chagas.

Postar um comentário

0 Comentários