O Hospital Mestre Vitalino (HMV), em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, está realizando uma campanha de incentivo à doação de sangue no município. O objetivo é orientar e solicitar aos colaboradores, acompanhantes, familiares e público em geral que realizem o processo de doação para favorecer o estoque do hemocentro, que segue em baixa.

"Nos últimos meses, a unidade tem percebido um aumento nas solicitações de sangue ao Hemope e com a baixa constante do estoque, teme o adiamento ou cancelamento de algum procedimento cirúrgico por medida de segurança", destacou o HMV por meio da assessoria de imprensa.

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos, que estejam pesando mais de 50 kg e em boas condições de saúde. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis. É necessário estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas) e estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).

As pessoas que tiveram Covid-19 devem aguardar 15 dias após a melhora dos sintomas para doação. Pacientes com sintomas gripais também devem aguardar 15 dias após a melhora dos sintomas para doação. Já para as que receberam dose da vacina, é necessário aguardar 48h para quem se vacinou com a CoronaVac e 7 dias para a AstraZeneca e Pfizer.

O Hemope Caruaru funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h30 às 17h. As doações podem ser agendadas pelo WhatsApp (81) 99488-5985.

G1 Caruaru