DIRETOR-GERAL DO TRE-PE ENSINA COMO SOLICITAR TÍTULO DE ELEITOR VIA INTERNET


O diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), Orson Lemos, foi o entrevistado da CBN desta quarta-feira (30). Durante a entrevista, ele ensinou como o eleitor pode solicitar o título via internet. Confira:

Qual serviço é mais realizado nesse período via internet?

Dentro do que nós mais temos, é tirar o título. Em segundo lugar, vem a transferência de local de votação. Lembrando ao eleitor que, quando for fazer o pedido pela internet [pelo site do TSE], ou de forma presencial, tem que apresentar o RG e um comprovante de residência. Se for pela internet, tira a cópia dos documentos e uma selfie também é necessária junto com o RG. Após 72h, olha no sistema e coloca o protocolo.

Dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral apontam que cerca de 850 mil jovens na faixa etária de 15 a 17 anos não tirou o título de eleitor. É um número abaixo de anos anteriores?

É um número abaixo e o pessoal dessa idade ficou um pouco desatento ao movimento de virar um cidadão ao tirar seu título. Esse pessoal que tem hoje 16 anos e não tirou o título é o pessoal que há dois anos tinha 14 e eles passaram dois anos fora das escolas por causa da pandemia, apenas assistindo aulas remotas. Então isso, para mim, é um dos efeitos da pandemia.

Qual a importância de um momento como esse da Justiça Eleitoral, que está sendo tão falado nas redes sociais, tendo esse apoio também massivo de artistas nacionais?

A importância é que temos que lembrar que não é só a Justiça Eleitoral, é o direito da pessoa livre, do cidadão. Ele completou 16 anos, ele tem a sua maturidade para escolher os seus líderes, vai poder escolher prefeitos, vereadores e, no caso, agora, deputados, senadores, governadores e o presidente da república. Então nesse momento não é só isso eleitoral, é o direito de vocês, cidadãos, que podem ter escolha.

G1 Caruaru

Postar um comentário

0 Comentários