SECRETÁRIO FRED AMANCIO EXPLICA QUE ANO LETIVO EM PERNAMBUCO NÃO SERÁ PERDIDO

As aulas na rede estadual de Pernambuco iniciaram nesta semana, mas a preocupação de pais e alunos com relação ao ano letivo e o novo coronavírus (Covid-19) continuam. Nesta sexta-feira (23), em entrevista ao programa Carlos Britto, na Rural FM, o secretário de Educação de Pernambuco, Fred Amancio, falou sobre o assunto. 


“Nós temos a preocupação de ter o retorno das aulas presenciais nas escolas, porque as aulas remotas têm impactos diferentes nos estudantes, alguns conseguem acompanhar normalmente e outros têm mais dificuldades de concentração, nem sempre o ambiente é tranquilo para acompanhar as aulas em casa. Então, considerando isso, sabendo que tivemos sim prejuízos de aprendizagem, é muito importante a gente ir recuperando essa aprendizagem ao longo do tempo”, pontuou.  


Quanto ao ano letivo e à possibilidade de reprovação dos alunos, o secretário explicou que o calendário escolar e o trabalho pedagógico estão sendo redefinidos. “A gente deverá adotar um sistema que chamamos de ciclo, que a legislação permite em situações excepcionais. A gente não vai ter o fim necessariamente do ano de 2020 com provas e aprovações ou reprovações, vamos juntar 2020 e 2021”. Para que esse plano seja concretizado, testes serão aplicados nos estudantes neste primeiro momento. 



“Eles vão fazer uma avaliação diagnóstico, que não é para dar nota, é para gente perceber como foi a aprendizagem desses estudantes, para poder planejar o que que a gente precisa reforçar, não só até o final desse ano letivo 2020, mas ao longo do ano de 2021. Vamos usar o ano de 2021 para avançar nas aprendizagens, mas também para recuperar um pouco dos prejuízos desse ano de 2020. Temos um longo trabalho pela frente”, disse Fred Amancio. Convite Aos pais que estão com receio de enviarem seus filhos para as escolas estaduais, Fred Amancio fez um convite. “As nossas escolas estão de portas abertas para poder receber todos. Os pais dos estudantes que ainda estão com receio, que eles visitem a escola, conheçam como a escola está funcionando, como ela se preparou para todo esse processo.  



A gente vai seguir com as próximas etapas agora, retornamos no dia 21 com os estudantes do terceiro ano. Na terça-feira, dia 27, vamos iniciar o processo de retomada dos estudantes do segundo ano do ensino médio e, no dia 13 de novembro, dos estudantes do primeiro ano do ensino médio, inclusive, em paralelo com os estudantes da Educação de Jovens e Adultos”. 



Via Carlos Brito 

 

Postar um comentário

0 Comentários