CASO BA-VI: PROCURADOR ENTRA COM MEDIDA NO TJD E PEDE SUSPENSÃO DO BAIANÃO

Não tardou para a polêmica do Ba-Vi do último dia 18 ter continuidade. Nesta quarta-feira, um dia depois do julgamento do caso, o procurador-geral do Tribunal de Justiça da Bahia, Ruy João, entrou com uma Medida Inominada junto à secretaria do órgão, solicitando a suspensão do Campeonato Baiano. Ele pede que sejam suspensas as duas próximas rodadas da competição, para que se aguarde o julgamento do recurso que será impetrado pela Procuradoria.
                                                                 
- O julgamento de ontem [terça-feira] não atendeu às expectativas da Procuradoria. Com isso, hoje saiu o resultado desse julgamento que permite ao Esporte Clube Bahia, Esporte Clube Vitória, como a Procuradoria interpor recurso. Esta decisão de ontem é passível de recurso. E o Campeonato Baiano não pode prosseguir numa fase classificatória sem definição sobre destino dos clubes. O Vitória corre o sério risco de ser desclassificado. Há um risco iminente e uma dúvida sobre o destino da classificação do Campeonato Baiano em decorrência do julgamento que vai recorrer - disse Ruy João em entrevista ao GloboEsporte.com.

O procurador explicou que a medida visa evitar a possibilidade de uma futura confusão no torneio: se forem realizados os próximos jogos e o Vitória acabar sendo condenado, alguém poderia alegar que não seria possível aplicar a pena, já que a competição tinha continuado e jogos haviam acontecido.

- Por força da necessidade e até para dar celeridade ao julgamento, foi ajuizada essa medida inominada para que o pleno do Tribunal de Justiça decida imediatamente sobre o recurso. Não pode esperar que o campeonato acabe [para julgar]. Com base nisso é que se pediu que aguarde o julgamento desses recursos para jogar as duas próximas rodas. Para que evite uma teoria fato confuso que, se o Vitória se classificar [e for condenado], alegarem que não pode mais voltar atrás - argumentou.

Ruy João espera que o presidente do TJD tome a decisão já nesta quinta-feira.

- Na medida inominada, tem um pedido de liminar para que o presidente do Tribunal, doutor Hélio Menezes, defina até que se julgue os recursos. Eu espero que ele defina logo amanhã [quinta-feira]. E espero que o julgamento seja na próxima semana, o mais urgente possível. Se julgar, não tem problema [em continuar com o campeonato]. A Procuradoria só entende que não pode o recurso adormecer enquanto transcorre o campeonato - afirmou Ruy João.

O GloboEsporte.com tentou contato com o presidente do Tribunal de Justiça Desportiva, mas Menezes não atendeu às ligações da equipe de reportagem.

Na última terça, o TJD havia decidido pela aplicação de uma multa de R$ 100 mil ao Vitória pelo encerramento prematuro do primeiro clássico disputado em 2018, além da perda dos pontos da partida. Após o julgamento, Ruy João já havia prometido entrar com um recurso, sob o argumento de que a Procuradoria não estava satisfeita com a punição, classificada por ele como “branda”.

- A Procuradoria, obviamente, não pode se sentir confortável com o resultado de um julgamento dessa natureza. Um clássico do Ba-Vi que produz estragos nacionais e internacionais não ser apenado como manda a lei. As penas foram brandas, muito leves, que não representam o anseio nem da Procuradoria nem da sociedade e muito menos de desportistas que gozam de respeito e que procuram buscar a ética no futebol. Com certeza absoluta, a Procuradoria irá recorrer afirmou o procurador, após o julgamento.
Fonte : ge

Postar um comentário

0 Comentários